Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Correios fecham 22 postos na Paraíba e João Pessoa é cidade mais prejudicada

A cada nova tecnologia que surge a procura pelos Correios e Telegráfos para o envio de correspondências diminui. A facilidade de se comunicar por meio da internet faz com que cada vez menos as pessoas se dirijam a uma agência em busca de seus serviços. Porém, a utilização desse meio ainda é, muitas vezes, necessária e somente quando se precisa é que se nota que o número de postos, em João Pessoa, reduziu. Somente em 2012, 22 filiais foram fechadas em todo o Estado. Em João Pessoa foram 16. Em todo o Centro da cidade, por exemplo, apenas uma agência é encontrada.

O servidor público, Alfredo Lira, sentiu na pele a falta que faz uma agência dos Correios quando se precisa. Ele trabalha na Praça da Independência e precisou enviar um documento urgente para Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e só podia fazer isso pelos Correios. Como há muito tempo não procurava os serviços do órgão, ainda acreditava que havia agências na Lagoa do Parque Sólon de Lucena.

Conhecedor da dificuldade em estacionar na localidade, aproveitou a hora de almoço para resolver o problema a pé mesmo. Mas, quando o servidor chegou ao local se deparou com uma lanchonete e somente assim descobriu que os Correios de lá já não existiam mais. Contudo, Alfredo não desanimou e lembrou-se que no Tambiá Shopping havia uma agência da estatal. Ao chegar, descobriu que novamente estava desatualizado. O posto também já não existia mais.

Até o ano passado os Correios e Telegráfos dispunham de três agências na região Central de João Pessoa. Mas, foi somente depois de percorrer todo esse trajeto que o funcionário público descobriu que elas foram fechadas e que, atualmente, apenas uma existe e essa fica localizada lá no Paço Municipal, setor totalmente inverso ao que ele trabalha. Significa que, para chegar a agência mais próxima, Alfredo Lira, tem que pegar um ônibus para concluir sua peregrinação, embora trabalhe no Centro da cidade.

“Foi um sufoco, porque eu tive que andar muito até descobrir que não tinha mais postos dos Correios aqui na Lagoa. Eu tinha muita pressa porque precisava enviar esse documento ao DNIT nesse dia e não podia adiar essa entrega. Foi uma verdadeira peregrinação até achar uma agência dos Correios”, falou.

A redução em números

A causa do fechamento das 22 agências na Paraíba e das 16 em João Pessoa, segundo a assessoria dos Correios e Telegráfos, foi a falta de adequação das franquias ao novo modelo instituído de padronização, que inclui a adoção de sistema automatizado de atendimento online utilizado na rede própria, comunicação visual idêntica a Central, imóveis compatíveis com a quantidade de guichês e mobiliário ergonômico.

Além disso, por exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) os novos franquiados precisam passar por um processo licitatória para abrir uma agência. Após aderirem ao novo modelo, conforme a assessoria, sete postos dos que haviam fechado retomaram ao funcionamento normal.

blogdogordinho

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.