Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Conheça o perfil do advogado Cássio Cunha Lima, que disputa a vaga no governo da Paraíba

Advogado e senador da Paraíba, Cássio Rodrigues da Cunha Lima nasceu no dia 5 de abril de 1963, em Campina Grande. É filho de Ronaldo e Glória Cunha Lima e tem três irmãos, Ronaldo Filho, Savigny e Glauce. Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba, ele é pai de três filhos com Sílvia: Diogo, Marcela e Pedro.

Iniciou a trajetória política como representante dos estudantes secundaristas na luta pela anistia. Foi diretor do Centro Acadêmico de Direito da UFPB e presidente do Centro Acadêmico de Direito Sobral Pinto, da UEPB. Em 1986, aos 23 anos, foi eleito deputado federal constituinte com 93.236 votos e em 1988, eleito prefeito de Campina Grande com 53.720 votos.

Foi vice líder de Mário Covas na Constituinte onde integrou a Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso, as Comissões da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e Comunicação e a Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias e a Comissão da Ordem Social.

Como Constituinte, Cássio é o autor de projetos como o que aumentou de meio para um salário mínimo o menor benefício pago pela Previdência Social, o que garante ônibus gratuito para maiores de 65 anos e o que reduziu em cinco anos a idade mínima para a aposentadoria de trabalhadores rurais. É co-autor da emenda que reduziu para 16 anos a idade mínima para votar.

Voltou a ser prefeito de Campina Grande em 1996 com 72.185 votos e reeleito em 2000 com 122.718 votos. o equivalente a 71,3% dos votos válidos.

Em 2002, Cássio Cunha Lima foi eleito governador da Paraíba onde venceu os dois turnos e obteve no segundo, 889 mil e 922 votos e reeleito em 2006 com vitórias nos dois turnos, obtendo no 2º turno 1 milhão, 3 mil e 102 votos.

Entre as suas realizações, universalizou o ensino médio, diminuiu a dívida pública de 16% para 6% das receitas correntes líquidas quando o Estado cumpriu todas as metas fiscais estabelecidas pelo ministério da Fazenda. Expandiu e concedeu histórica autonomia à Universidade Estadual da Paraíba, duplicou o índice de saneamento básico do estado, promoveu 27 concursos públicos e sancionou 37 Planos de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores e a Paraíba alcançou índices de crescimento do PIB acima da média nacional.

Ainda no período de governo de Cássio, a Paraíba foi um dos estados do país que mais aumentou o Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH. A geração de emprego foi recorde histórico a exemplo das exportações estaduais. Mais de 50 mil famílias paraibanas tiveram as suas casas quitadas e outras 20 mil famílias receberam novas moradias.

Somadas todas as eleições que disputou, Cássio Cunha Lima ultrapassa os mais de 4 milhões de votos e é, aos 51 anos, o político mais votado da história da Paraíba.

No primeiro turno das eleições deste ano, Cássio teve 965 mil e 397 votos, o que representou 47,44% dos válidos. Ficou em primeiro lugar. A diferença entre ele e Ricardo ficou em 1,39% dos votos válidos, pouco mais de 28,3 mil votos.

Portal Correio

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.