Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Vice-prefeito e vereador de Araruna se unem para desmistificar boatos no municipio

O vice-prefeito de Araruna, Iran Motos(PMDB), juntamente com o vereador dos PSB, Adailson Bernardo se uniram para desmistificar boato que assolavam nosso município nos últimos dias, onde algumas pessoas difundiam que algumas escolas estaduais de Araruna seriam municipalizar, ou seja, seriam administradas pela prefeitura. Estes rumores proviam de um Oficio circular nº 024/2014 da Gerencia Executiva da Educação Infantil e Ensino Fundamental entregue nas escolas pela 2a Gerencia regional de educação, situada em Guarabira.
O texto do oficio é claro, pois a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental é fato preconizado pela LDB(Lei de Diretrizes Bádicas da Edução) para o ano de 2015 e que Ricardo Coutinho tem interesse em realizar este processo.
Foi ressaltado que o processo de municipalização segue um tramite legal e depende das condições do parque fisico da rede municipal, além dos recursos humanos e material.
O oficio ainda pediu que se façam as matriculas dos alunos, garantindo assim vagas para o ano de 2015.
Por fim o oficio foi categórico em dizer que todo processo depende de autoprização do governador.
Diante do exposto, o vereador Adailson Bernardo recebeu do vice-prefeito, Iran Motos, copia deste oficio e se dirigiu a Gerencia de Educação Infantil e Ensino Fundamental e conversou com a gerente Aparecida Uchoa sobre o conteúdo do oficio. A gerente disse que o oficio surgiu devido as noticias difundidas em toda Paraíba de que o governo não era mais responsável pela educação dos anos inicias(1º ao 5º ano) do ensino fundamenta. O conteudo da correspondencia era para que gerentes regionais de educação orientasse os diretores escolares a realizarem as matriculas para 2015.
O parlamentar fez alguimas indagações sobre o processo de municipalização em relação a Araruna:
A municipalização é automatica: a gerente disse que não, é preciso solicitação do municipio;
A prefeitura de Araruna fez a solicitação: Aparecida disse que não;
O que o estado pode transferir para municipio: a gestora enumerou, predio, professores, demais funcionarios, predio, equipamento, mobiliario entre outras coisas;
O pagamento dos salarios são pagos pelo estado: Uchoa falou que sim, mas deve ser ressarcido pelo municipio;
Quais condições deve ter o municipio para ser atendido a municipalização: Saldo nos recursos do FUNDEB; melhor IDEB que o estado; melhor merenda que a oferecida pelo estado; corpo docente efetivo suficiente para atender esta nova demanda, não podendo haver contratados, não pode haver desvio de função de docente.
Resumindo, não há solicitação, as contas do Fundeb sempre foram deficitaria, então achamos dificil a prefeitura se responsabilizar pelos anos iniciais do fundamental.

Por fim o vice-prefeito disse ao portal araruna1.com que estes boatos foram difundidos por pessoas que querem ver a educação para nossas crianças sem qualidades, haja vista que as noticias que temos sobre a educação municipal são ruins e queestará atento a estas manobras.
O parlamentar Adailson Bernardo falou que estes boatos só servem para demonstrar que muitas pessoas vivem difundindo inverdades para confundir nosso povo e tirar o foco para os reais problemas do nosso municipio e que nos proximos dias fará analise nas contas da educação e na qualidade da merenda oferecida.

Veja o oficio:

                                                       

Com: araruna-1

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.