Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Hospital da Capital disponibiliza testes rápidos de HIV nesta segunda-feira

O Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, oferece durante esta segunda-feira (1), testes rápidos de detecção de Aids. A ação integra a programação especial da Secretaria de Estado da Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Na terça-feira (2), a mesma a ação será levada ao Porto de Cabedelo.

Neste domingo (30), os testes rápidos e distribuição de kits de prevenção (preservativos masculinos e femininos) ocorre no Busto de Tamandaré, praia de Tambaú, também na Capital.

Na manhã do sábado (29), quando o evento começou, as equipes da SES contaram com parceria do Sindicato dos Motoristas e Ajudantes de Entrega do Estado (Sindmae-PB). A ação foi iniciada às 8h no Posto Fiscal de Caaporã – divisa Paraíba e Pernambuco, tendo como principal público alvo motoristas, caminhoneiros e assistentes de cargas.

Além da distribuição de testes rápidos de HIV, foram disponibilizados exames de glicemia (nível de açúcar no sangue), vacina contra a Influenza, aferição de pressão, preservativos masculinos e femininos e material educativo com informações sobre doenças como tabagismo, tuberculose e hanseníase.

Segundo a assistente social e técnica na Gerência Operacional de DST/Aids e Hepatites Virais, Mailsa Gomes, a ação foi estratégica por atingir diretamente um público considerado vulnerável à Aids. “Motoristas viajam constantemente e, em uma dessas viagens, pode ser que eles tenham contato sexual com uma pessoa infectada. Nossa missão é repassar conhecimentos e salientar que qualquer relação sexual sem camisinha, inclusive a oral, é considerada uma situação de risco”. Mailsa disse que o contato com os motoristas foi positivo e de fácil aceitação. “Muitos deles chegaram se dispondo a fazer o teste. É interessante porque eles se sentem cuidados e abraçados com os serviços de saúde”, disse ela.

De acordo com Márcio Kleber, participante do Sindmae-PB, com a rotina atribulada, muitos motoristas não têm tempo de ir ao médico e fazer acompanhamento adequado. “Esta ação do Governo, em parceria com o Sindmae-PB, é muito importante. A carga horária desses profissionais é muito extensa e muitas vezes eles não têm oportunidade de fazer exames ou consultas. Aqui eles podem realizar exames, receber orientações para que possam seguir com uma saúde de qualidade”, afirmou.

O evento contou com participação de técnicos e enfermeiros do Complexo Hospitalar Clementino Fraga. A enfermeira Maria do Socorro de Luna Gouveia salientou a função do Hospital: “Verificamos a taxa de açúcar no sangue e a pressão arterial. Verificamos muitos indivíduos com alterações significativas nos exames. Nossa intenção é alertá-los e orientá-los da importância de procurar uma unidade de saúde para fazer exames mais específicos, com jejum de 8h a 12h, para que, em seguida, possa ser iniciado um tratamento adequado”.

O motorista de carreta Dagoberto Moura da Silva, de 57 anos, disse que ação da SES foi muito útil: “Fui surpreendido ao chegar no Posto Fiscal e ver que os exames estavam sendo realizados. Aproveitei para checar se a saúde anda bem e receber novas informações sobre algumas doenças. Nessa rotina de viagens fica difícil ir ao médico, fiquei feliz em poder participar e ver que está tudo bem comigo”, disse.

Portal Correio

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.