Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Crise da água em Bananeiras e região vai acabar em 2015?

Os moradores das cidades de Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês, além dos povoados de Logradouro de Cacimba de Dentro, Mata Velha, Bola e Assentamento Tanques vem sofrendo há alguns anos com a falta d’água encanada em suas residências e não sabem quando este problema será resolvido.

A seca prolongada, considerada a maior em 30 anos, tem ameaçado o manancial que abastece estas cidades e povoados, sob o risco de um colapso total no abastecimento, o que já vem enfrentando a falta intermitente da água fornecida pela Cagepa (Companhia Estadual de Água e Esgoto da Paraíba).
A barragem de Canafístula II, localizada no Município de Borborema, possui capacidade de armazenamento de 4 milhões, 102 mil e 626 metros cúbicos de água, mas atualmente está com apenas 8,1% de sua capacidade, segundo monitoramento da AESA feito no dia 01 de dezembro de 2014.

No mês de maio de 2014, o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviço para a construção do sistema de abastecimento de água da Jandaia no valor de R$ 9,5 milhões, garantindo a segurança hídrica dos municípios de Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro (incluindo os distritos Logradouro e Barreiros), Araruna, Damião, Riachão, Dona Inês e Tacima. Para regularizar o abastecimento nessas cidades, além da adutora, também seriam construídas três Estações Elevatórias de Água Bruta. Na ocasião, o governador explicou que a água seria captada na barragem Jandaia, no município de Bananeiras, e que o sistema adutor iria desafogar a adutora Canafístula II, o qual ficaria abastecendo apenas os municípios de Solânea e Bananeiras. (relembre aqui)
O drama dessas cidades já foi tema de vários debates nas Câmaras Municipais de Bananeiras (relembre aqui), Solânea (relembre aqui) e Belém (relembre aqui), mas até agora nada de concreto foi feito para solucionar a falta d’água em nossa região.
O problema continua e por isso o Bananeiras Online lançou uma enquete para saber qual é a sua opinião: Você acredita que em 2015 os governantes vão resolver o problema da água em nossa região?

por: bananeiras online

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.