Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Governo conclui sistemas coletivos de abastecimento de água

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (SEIRHMACT), já concluiu a implantação de 39 sistemas coletivos de abastecimento de água em localidades rurais do Estado. A ação faz parte do programa federal Água Para Todos.

O Programa pretende atender mais de 10.400 famílias de 103 municípios quando estiverem prontos os 192 sistemas previstos, cujas obras estão em andamento. De acordo com o coordenador do Água Para Todos na Paraíba, José Hélio Ferreira, o Governo Federal incluiu, ano passado, a implantação de mais 16 sistemas que irão atender às famílias moradoras de Assentamentos do Incra, localizados nos municípios de Algodão de Jandaíra, Aparecida, Araruna, Casserengue, Damião, Imaculada, Lagoa, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro e Sumé. “Com isso, totalizamos 208 equipamentos a serem implantados pelo programa no Estado”, frisou o coordenador.

Os sistemas coletivos de abastecimento são compostos basicamente por poços perfurados e reservatórios elevados que possibilitam a distribuição de água por meio de chafarizes, torneiras públicas ou pequenas redes de distribuição.

O projeto é relativamente simples, mas de grande eficiência, segundo informou José Hélio. O custo médio do sistema por família sai em torno de R$ 4.700,00. O valor do convênio firmado com o Ministério da Integração é de aproximadamente R$ 34 mil. “Você já imaginou o representa para essas famílias, que vivem em locais onde predomina a seca, ter uma torneira jorrando água na porta de casa?”, observou o coordenador do Água Para Todos no Estado.

O programa Água Para Todos também prevê a construção de 177 pequenas barragens de acumulação, mais conhecidas por barreiros, que vão beneficiar mais de três mil famílias de 31 municípios da Paraíba.

Além disso, o projeto oferece capacitações técnicas para a população beneficiada sobre o manuseio correto da água, com o objetivo de evitar o desperdício e a proliferação de doenças causadas pela falta de cuidado com o recurso natural.





Com: Assessoria 

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Governo conclui sistemas coletivos de abastecimento de água"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.