Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Caminhoneiros vão fechar BR 163 a partir desta quarta por melhorias no setor de transporte

Motoristas e donos de transportadoras vão bloquear, a partir desta quarta-feira, 18, a BR 163 em Lucas do Rio Verde. A manifestação está sendo organizada por transportadores e conta com o apoio de lideranças políticas e de produtores rurais. Os principais motivos que levaram os transportadores a se manifestarem, são as baixas tarifas de fretes praticadas na safra atual, que estão em média 25% menores que as do ano de 2014, e o preço do óleo diesel.

O bloqueio tem início a partir de 8 horas. De acordo com a coordenação do movimento, a rodovia permanecerá fechada até ás 11 horas, com janela de liberação até as 13 horas. Sem seguida o bloqueio prossegue até às 19 horas. Esse cronograma deve acontecer também na quinta-feira. As ‘janelas de tráfego’ acontecerão para que os motoristas em trânsito de outras regiões consigam regressar às cidades de origem. “Não queremos que nenhum motorista fique penalizado, fique na estrada com necessidade de alimentação”, pontuou o vereador Gilson Baitaca, que preside a comissão formada para organizar o manifesto. Motoristas de carros de passeio, coletivos, cargas vivas têm permissão de tráfego. “Queremos a sociedade do nosso lado”. A partir de sexta-feira, o bloqueio não tem previsão de ‘janelas de tráfego’.

Os transportadores reclamam que os últimos reajustes dos combustíveis em sequência acabaram gerando uma grande revolta no setor. Os transportadores do agronegócio não conseguem repassar estes aumentos de custos para os preços dos fretes, uma vez que, o mercado é regulado pela ‘lei predatória da oferta e da procura’, que por sua vez, tem levado muitos transportadores à falência.

Entre os itens de reivindicações estão a redução da alíquota de ICMS incidente sobre os preços do óleo diesel de 17% para 12%, proibição por parte do Governo Estadual, da comercialização de fretes por parte das tradings e agenciadores de cargas, com valores abaixo da lista de preços mínimos de fretes instituída pela Sefaz/MT, o prolongamento prazo de dívidas contraídas em financiamento de veículos e a sanção presidencial sem vetos do Projeto de Lei nº 4246/2012 que regulamenta a profissão de motorista profissional e disciplina sua jornada de trabalho.

O empresário Valter Bôscoli Junior cita que as empresas estão passando por uma grave crise e decidiram se unir para reivindicar seus direitos. “Isso não vai beneficiar apenas o produtor, mas também o produtor rural, que também consome óleo diesel em quantidade elevada no dia a dia”, explicou, citando que o apoio da sociedade e da classe política é fundamental para alcançar o objetivo. “Não queremos prejudicar ninguém”, ressaltou.

“A única forma de reivindicar é desse jeito, tem que parar o transporte para chamar atenção do que vem acontecendo”, acrescentou Bôscoli Junior, citando que há situação de empresários que estão a ponto de perder bens arrestados por agências bancárias em razão do atraso em pagamentos de financiamentos.

expressomt

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Caminhoneiros vão fechar BR 163 a partir desta quarta por melhorias no setor de transporte"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.