Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Cerca de 160 mil famílias vivem em casas de taipa na Paraíba, diz IBGE

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS) apontou que cerca de 160 mil famílias ainda vivem em casas de taipa na Paraíba. De acordo com os dados, existem no estado 40 mil casas deste tipo. Somente em João Pessoa, são 2.211 unidades habitacionais nesta situação. Em Campina Grande, o número chega a 995 residências.

Os dados foram levantados pelo Sistema de Informação de Atenção Básica (Siab) do MS, com base na quantidade de residências e habitantes fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014. As moradias normalmente são construídas pelas próprias famílias, que dividem o terreno, criam os cômodos e fazem estrutura com madeira e gravetos, revestidas com barro geralmente encontrado no mesmo local.

De acordo com o sanitarista Valderi Leite, como não é comum existir água encanada e rede de esgoto nas casas de taipa, a saúde dos moradores fica comprometida e o risco de doenças é maior. “De maneira geral, é prepoderante a doença de chagas, mas também é comum casos de picada de escorpião, de cobra e de outros insetos. Estes registros são comuns em cidades do semiárido e principalmente no nordeste”, explica.

Dados do último senso do IBGE mostram que o problema habitacional em Campina Grande é ainda maior. O número de casas de taipa na cidade é pouco mais do que 7% do déficit habitacional, que hoje chega a 13.256 moradias.

A prefeitura explica que vem trabalhando para diminuir o problema. “Através da adesão às políticas públicas do Governo Federal como o Minha Casa, Minha Vida, que é um programa que vem oferecendo e ofertando a Campina Grande um volume de habitações decentes para onde vão estas pessoas”, disse o secretário de planejamento, Márcio Caniello.

Com: G1

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Cerca de 160 mil famílias vivem em casas de taipa na Paraíba, diz IBGE"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.