Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Paraíba tem 400 homicídios no primeiro trimestre de 2015 com aumento de 15,6% em relação ao mesmo período de 2014

A Secretaria de Segurança e defesa Social do Governo do estado, divulgou relatório dos CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais dos primeiros três meses de 2015.

Segundo o Relatório, a paraíba registrou 400 homicídios nos três primeiros meses do ano, o que equivale a uma média de 4,49 homicídios por dia. No período, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes na Paraíba foi de 10,14.

Segundo os dados da SEDS, o número de assassinatos no 1º trimestre deste ano cresceu 15,6% em comparação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 346 homicídios. Cresceu também o número de cidades com assassinatos, em 2014 eram 81 municípios, já em 2105 o número subiu para 96.

Os dados apresentados no relatório, confirma a Zona da Mata como a Mesorregião onde mais acontecem homicídios no estado, esta informação coincide com os levantamentos realizados pela Rede de Notícia Paraíba e publicadas no Portal de Notícias: www.paraíbageral.com.br.

Região Metropolitana de João Pessoa

Outro dado que se observa é o número de homicídios na Região Metropolitana de João Pessoa, onde segundo o relatório, as 12 cidades que compõe este aglomerado populacional foi responsável por mais da metade dos homicídios de todo o estado neste primeiro trimestre.

Campina Grande

A cidade de Campina Grande apresentou queda no número de homicídios no primeiro trimestre de 2015 quando comparado a 2014, passando de 48 em 2014 para 33 em 2015.

Variação no número de crimes tem vários fatores, diz pesquisador

Para o professor Ariosvaldo Diniz, da pós-graduação em Sociologia e coordenador do núcleo de pesquisa de Segurança Pública, ambos na UFPB, o aumento ou a diminuição do número de homicídios em um determinado tempo respeita variáveis sociais e culturais que não estão ligadas diretamente à presença ou ausência do Estado.

“Há tendências que incidem diretamente no crescimento ou não das mortes em uma determinada área. Sabemos que o maior número de mortes registradas no país estão ligadas ao tráfico de drogas. Quando há um aumento geral no número de homicídios, pode ser que esteja havendo uma disputa maior por território entre as facções. Por exemplo, quando [uma facção] se instala e domina as prisões, caem as taxas de criminalidade, supostamente isso pode ocorrer também na questão dos bairros de João Pessoa”, comentou.

Já a SEDS, informou por meio de sua assessoria que as ações públicas nos últimos quatro anos contribuíram para quedas sistemáticas no número de mortes na Paraíba. Segundo a Seds, “com a implantação do Paraíba Unida pela Paz no ano de 2011, os órgãos operativos da Segurança Pública conseguiram desacelerar a ocorrência de homicídios em território paraibano e em 2012, pela primeira vez em dez anos, houve uma redução desse tipo de crime (-8,21%). A queda de ocorrências foi mantida em 2013 e 2014, com diminuição acumulada de 9,9% em quatro anos”.

De acordo com o governo da Paraíba, a redução foi resultado do monitoramento semanal das ações em Segurança, integração das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além de investimentos em repressão qualificada por meio de Inteligência Policial e também articulação com outros órgãos como Poder Judiciário e Ministério Público. Ainda houve investimento em capital humano, com a formação de mais de 500 policiais civis e um concurso em andamento para policiais e bombeiros militares.

Contador de homicídios

Os dados sobre os homicídios podem ser acompanhados em tempo real por meio de um contador existente no Portal de Notícias Paraíba Geral, que apesar de não ser oficial, vem trazendo números próximos da realidade. O contador é atualizado com informações coletadas por dezenas de sites, blogs, Portais de Notícias em todo o estado, além de profissionais da imprensa, saúde, segurança e outras áreas. O grupo é organizado em uma Rede Social sob a identificação de Rede de Notícias Paraíba.

Paraíba Geral com informações SEDS e G1
Foto: Ilustrativa da Internet

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Paraíba tem 400 homicídios no primeiro trimestre de 2015 com aumento de 15,6% em relação ao mesmo período de 2014"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.