Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Governo inicia campanha de arrecadação de frascos para armazenamento de leite humano

O Governo do Estado, por meio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, está iniciando mais uma Campanha Estadual de Arrecadação de Frascos de Vidros. A campanha, que terá início às 9h desta quarta-feira (21), tem o objetivo de aumentar o estoque de frascos para armazenamento de leite humano da Rede Bancos de Leite do Estado.

O início da campanha será marcado pela entrega de mais de 1.500 frascos de vidro arrecadados por alunos do Colégio GEO, de João Pessoa. “A entrega será realizada durante uma visita técnica ao Banco de Leite Anita Cabral, onde participarão de atividades para compreender na prática o processamento do leite materno ordenhado e de como são utilizados esses frascos doados”, disse a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro. O evento contará com a participação de alunos do 9º ano.

Os frascos utilizados como embalagem para leite humano ordenhado devem ser de vidro, boca larga, tampa plástica rosqueável, e com volume entre 50 e 500ml, assim como preconizado pela Anvisa e Fiocruz. “Esses frascos são componentes responsáveis para coletar leite humano, armazená-lo durante todo o processo, desde o momento da coleta, quando a mãe faz a ordenha em domicílio ou nas próprias instituições hospitalares, passando pelo controle de qualidade, classificação, pasteurização, armazenamento e distribuição. Frascos de café solúvel, por exemplo, é uma ótima opção, por ser de baixo custo e ecologicamente aprovada, pois contribui com a natureza, no que diz respeito à diminuição de lixo”, explicou Thaíse.


A diretora do Banco de Leite Anita Cabral ressaltou que entre os meses de agosto e outubro aumenta a demanda por frascos de vidros, devido à sazonalidade esperada do aumento da coleta de leite doado e do estoque de leite ordenhado pasteurizado nesse período, o que faz a campanha necessária. “Todos podem contribuir nessa campanha. Os bancos e postos de coleta do estado já iniciaram visitas em escolas públicas e privadas, buscando que elas organizem gincanas e incentivem os alunos ao trabalho coletivo, sensibilizando-os quanto à necessidade de ajudar os que estão próximos com pequenos gestos, além de mostrar a importância de ações sociais, ensinando, por exemplo, o valor da amamentação para um crescimento saudável, difundindo assim a doação de leite humano”, disse Thaíse.

Rede – A Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano conta atualmente com a maior rede de serviços oferecidos à população, ocupando o 1º Lugar na Região Nordeste, com 27 equipamentos, sendo 21 postos de coleta e seis bancos de leite responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da execução da coleta do excedente de produção láctea da nutriz, seu processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso do nosso Estado. Em relação ao Brasil, apenas São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, possuem maior número de Postos e Bancos de Leite que a Paraíba.

Ampliação da Rede: De 2011 até 2014, foram inaugurados cinco postos de coleta de leite materno, localizados nas cidades de Solânea, Itabaiana, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Pombal. Além disso, neste ano foi inaugurado o posto de coleta no Hospital Geral de Mamanguape.

Com toda expansão, a Paraíba quase dobrou a coleta de leite materno nos últimos quatro anos, saindo de 4.734 litros de leite coletado, em 2010, para 7.200 litros coletado, em 2014. Dobrou, também, o número de bebês beneficiados com leite pasteurizado pelo banco. Em 2010, foram atendidos 5.029 receptores de leite, enquanto em 2014 foram mais de 11 mil crianças que receberam esse produto.

O leite doado é processado e analisado por laboratórios, certificados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o qual garante a inativação dos protozoários, vírus, fungos e bactérias patogênicas, oferecendo ainda a informação de todas as características físico-químicas, tais como grau de acidez, quantidade de gordura e maturidade do produto. Isso garante que cada receptor atendido receba o leite específico para seu quadro clínico, além disso, esses laboratórios são reconhecidos internacionalmente pela sua excelência em padrão de qualidade.

Doação – Para ser doadora basta ligar para o banco de leite mais próximo da sua casa ou para o Banco de Leite de Referência Anita Cabral, e a equipe irá à sua casa entregar o material para a sua coleta e as orientações necessárias para a doação. O telefone do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral é (83) 3215-6047


Com: paraiba.pb.gov

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Governo inicia campanha de arrecadação de frascos para armazenamento de leite humano"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.