Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

O Sol está cada vez mais quente, diz os cientistas

O aquecimento global tem preocupado cada vez mais pessoas por todo o planeta. O aumento de poluentes atmosféricos tem graves implicações no clima e na temperatura terrestre. No entanto, este não é o único motivo pelo qual a temperatura na Terra tem vindo a sofrer alterações. O sol está cada vez mais quente.

Ao longo dos últimos anos, e tendo como principal preocupação o aquecimento, os cientistas têm vindo a observar o sol. Desde 1978, seis satélites têm monitorizado a Radiação Solar Total (RST). A energia solar que chega à atmosfera, aumentou 0.05 por cento na última década, durante os períodos de acção solar mínima. No entanto, se parece que um aumento de radiação de 0.1 por cento em 20 anos não é muito, a situação poderá agravar-se com a passagem de muitas décadas.

A notícia foi dada pelo Observatório Astronómico de Lisboa e explica que esta tendência poderá causar grandes mudanças climatéricas com o passar dos anos. Os registos históricos indicam que já desde o final do século XIX que a RST tem vindo a aumentar. Os cientistas estão agora empenhados em saber se a variação é semelhante à registada nas duas últimas décadas. No entanto, na base do aquecimento estão ainda os cloro-fluor-carbonetos e os aerossóis, que são quatro vezes superiores ao aumento provocado pelo aquecimento solar.

Os períodos em que ocorre um aumento de RST são aqueles em que a actividade solar registada é mínima, o chamado mínimo solar, que ocorre de 11 em 11 anos, quando existem mais manchas solares e o sol entra na sua fase menos activa. O próximo mínimo solar dar-se-á em 2006; o último verificou-se no ano 2000.Com base nestes dados, os cientistas são levados a crer que cada ciclo solar é mais forte do que o anterior, o que também justifica o aumento da luminosidade. Em Março de 2001, uma mancha solar, 13 vezes maior do que a superfície da Terra, fez com que a RST tivesse diminuído 0.2 por cento. Isto acontece, porque a RST pode sofrer alterações semanais ou mesmo diárias devido á presença das manchas solares. Esta variação pode parecer insignificante mas corresponde à energia total usada pela humanidade durante um ano, daí a importância que os investigadores são às variações da radiação do sol. 

 Informação tvciencia.

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "O Sol está cada vez mais quente, diz os cientistas"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.