Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Não há comprovação de que Zika vírus seja transmitido pelo leite na amamentação

Não há comprovação científica de que o Zika vírus seja transmitido pelo leite materno. A informação é do médico infectologista Dalcy Albuquerque. Por ser uma doença nova e pouco conhecida, vários estudos ainda são necessários para que se chegue a determinadas conclusões. A zika está relacionada com microcefalia em crianças na fase de gestão.
“Então se a mãe tem infecção durante a gravidez, esse vírus provoca lesões cerebrais que vão provocar, desde pequenos comprometimentos, até grandes casos de lesão cerebral, levando à microcefalia, que é o que acabou chamando a atenção de todo mundo para infecção do zika vírus no Brasil. Transmissão por leite materno: até agora não existe nada identificado. Não existe nenhuma diretriz que fale para interromper o aleitamento materno, até o momento. Zika é tudo até o momento, pode até ser que amanhã eu diga ‘tem que interromper o aleitamento’, mas até o momento a gente não viu nenhuma evidência de que se transmita pelo leite materno”, disse o médico.

Além da transmissão por leite materno, existe a dúvida sobre a transmissão por relação sexual. A coordenadora do comitê de virologia da Sociedade Brasileira de Infectologia, Nancy Bellei, conta que já aconteceu um caso desse tipo de transmissão, mas que a forma mais fácil é por meio da picada do mosquito aedes aedypt, transmissor também da dengue e chicungunya.

“Já teve um caso de um paciente que viajou para um lugar, pegou a infecção pelo mosquito, por zika vírus. Aí ele voltou para o país dele, em outro continente, nos Estados Unidos, e tendo relação sexual com a esposa, a esposa depois de alguns dias ficou com zika vírus. Como já aconteceu, a gente tem que admitir que isso é possível, embora a gente acredite que pela picada seja mais fácil.”

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 2,4 mil casos de suspeitos microcefalia, sendo 371 deles na Paraíba.

Além da microcefalia, o zika vírus pode também acarretar à Síndrome Guillain-Barré, que é uma doença que bloqueia a passagem dos nervos e pode levar à paralisia. O ministério da Saúde recomenda que todas pessoas evitem lugares com criadouros do mosquito Aedes aegypti, não acumulem água em recipientes e vistam roupas que protejam contra a picada, como camisas de manga comprida e calças.

Com: Portal Correio

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Não há comprovação de que Zika vírus seja transmitido pelo leite na amamentação"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.