Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Paraíba registrou 1.502 homicídios em 2015, aponta balanço da Seds

Na Paraíba, em 2015, foram registrados 1.502 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que correspondem aos casos de homicídio doloso, com intenção de matar, ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte. Conforme dados divulgados na quarta-feira (13) pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), o número de mortes caiu 0,7% em relação a 2014, quando foram registrados 1.513 homicídios.

Embora a redução tenha sido de apenas 11 casos entre os dois últimos anos, os casos de CVLI estão caindo há quatro anos. Entre 2011 e 2015, as mortes violentas tiveram uma redução de 178 casos, passando de 1.680 para 1.502, uma diminuição de 10,5%. Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, os resultados fazem parte de um planejamento que integra não só os órgãos operativos da Segurança, como também abrange todo o sistema de Justiça Criminal.

“Desde 2011, criamos o programa Paraíba Unida pela Paz e enxergamos a Segurança Pública de forma sistêmica, investindo no controle dos nossos números e na transparência. Usamos como base a integração entre as forças, a responsabilização territorial e inteligência policial para frear o registro de assassinatos na Paraíba, que só cresceu durante 10 anos. Articulados com Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos, atingimos a primeira diminuição de homicídios em 2012 e desde então isso vem acontecendo sucessivamente”, detalhou.

A contagem dos homicídios é feito pelo Nace desde 2011, quando foi criado o órgão dentro da Seds, e tem credibilidade junto ao Ministério da Justiça, conforme destacou Cláudio Lima. “A contagem passa por uma consolidação de análise multifonte, que cruza dados do Sistema de Saúde, Instituto de Polícia Científica (IPC), entre outras fontes. Por isso, é considerada pelo Ministério da Justiça como sendo de credibilidade e dotada de transparência”, concluiu.

Apreensões de armas e drogas

A Seds aproveitou a divulgação do balanço de casos de CVLI em 2015 para informar um levantamento de apreensão de armas e drogas na Paraíba. Em cinco anos, o total de armas apreendidas foi de 14.528 revólveres, espingardas e pistolas, entre outros tipos de armamento. Em média, 10,6 armas foram retiradas por dia das ruas somente em 2015.

Em relação às drogas, o total apreendido em cinco anos foi de mais de 11 toneladas de maconha, cocaína e crack, sendo mais de 3,8 toneladas de entorpecentes só em 2015, em virtude de ações de prevenção e repressão qualificada ao tráfico de drogas, realizadas pelas polícias Civil e Militar da Paraíba.
Com G1

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Paraíba registrou 1.502 homicídios em 2015, aponta balanço da Seds"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.