Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Faltam vacinas contra H1N1 na Capital; Secretaria de Saúde reconhece e explica

Leitores do Portal Correio denunciaram, nessa quarta-feira (4), a falta de vacinas contra o vírus H1N1 em postos de vacinação em João Pessoa e em Santa Rita. Um dos leitores citou que teve que percorrer três locais de vacinação e demorar mais de três horas para ser imunizado. A Saúde diz que até esta sexta os postos serão reabastecidos; veja abaixo.

Na Capital, uma leitora contou que a peregrinação para tomar a vacina começou por volta das 11h. Ela e outras duas pessoas da família foram até um shopping do Centro de João Pessoa para tentar tomar a vacina, mas desistiram por conta do tamanho da fila.

“Eu fui com minhas tias tomar a vacina. O primeiro lugar que fomos foi no Shopping Tambiá, mas por conta da idade delas a gente desistiu porque a fila estava grande. Resolvemos ir para a Praça da Independência, onde estava sendo divulgado como local para tomar vacina até as 17h, mas quando chegamos lá, às 12h30, o pessoal da vacinação estava indo embora porque haviam acabado as doses”, contou a leitora.

Na praça, a leitora foi informada que mais de mil pessoas já haviam recebido a vacina e que o produto havia esgotado no local. Da Praça da Independência, a leitora contou que seguiu para um supermercado na Avenida Epitácio Pessoa, onde esperou mais de uma hora para ser vacinada.

“Nós fomos para o Extra e a fila de lá tinha mais de 50 pessoas. Tivemos que esperar mais de uma hora para receber a vacina. Muita gente estava reclamando da demora, principalmente os idosos que não tinham nem onde sentar. Ficamos muito tristes com a situação”, afirmou a leitora.

Já em Santa Rita, no bairro de Tibiri II, outra leitora do Portal Correio relatou que todos os postos de saúde do bairro estavam sem vacina disponível.

Saúde de JP vai receber mais vacinas

Em contato com o Portal Correio, a Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que deve receber mais doses da vacina na tarde da quinta-feira (5), conforme previsão da Saúde do Estado, e os postos de vacinação serão reabastecidos na sexta-feira (6).

Ainda segundo a Saúde de João Pessoa, até a segunda-feira (2), mais de 50 mil doses da vacina haviam sido aplicadas na Capital. A meta de imunização é de 124 mil pessoas.

O Portal Correio tentou contato com a Secretaria de Saúde de Santa Rita, mas os telefones não foram atendidos até o fechamento desta matéria.

Quem pode se vacinar

A vacinação ocorre nos grupos de risco, que são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade. O público-alvo deve apresentar o cartão de vacinação nos postos.

Vacina tem contraindicações

Segundo a Secretaria de Saúde de Cabedelo, a vacina contra o vírus H1N1 é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Em casos de pessoas que estão com doença aguda ou febre a recomendação é de adiamento da vacina até o restabelecimento da saúde.

Sintomas da gripe A

Os sintomas da gripe A, causada pelo vírus H1N1, são comuns a de uma gripe comum, como febre repentina que supera os 38° C; tosse intensa; dor de cabeça constante; dor nas articulações e nos músculos; falta de apetite; calafrios frequentes; nariz entupido, espirros e falta de ar; náuseas e vômitos; diarreia; e mal estar geral.

A gripe é transmitida pelo contato com pessoas doentes e pode causar complicações como pneumonia, se não for tratada adequadamente.

Portal Correio 

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Faltam vacinas contra H1N1 na Capital; Secretaria de Saúde reconhece e explica"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.