Araruna e região se liga aqui! - www.ivanfilmagempb.com
Publicado em:

Horário de verão começa neste domingo; veja como ficam voos, bancos e TV Correio

A partir da 0h deste domingo (16) as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão entrar em horário de verão e adiantar os relógios em uma hora. Com isso, mesmo sem modificar os horários, os moradores dos estados do Norte e Nordeste precisam ajustar rotinas com bancos e viagens interestaduais. Veja abaixo como se preparar e a orientação para agências bancárias, voos e a programação da TV Correio/Record.

Segundo o médico Marcos Pontes, as consequências da mudança de horário no organismo podem ir desde mal estar, dificuldades para dormir, sonolência diurna e até alterações de apetite.

Por conta disso, é preciso tomar alguns cuidados nos dias seguintes à mudança de horário, como evitar dirigir distâncias longas. “É a mesma coisa de fazer uma viagem de um fuso horário para outro, tem um período para o organismo se adaptar àquele novo horário”, diz o médico.

Ainda segundo o médico, idosos e crianças, mesmo que não sintam diariamente os efeitos da mudança, mas que irão viajar para estados com o horário de verão em vigor, têm uma necessidade maior de sono e devem receber mais atenção.

“Principalmente as crianças, vão levantar uma hora mais cedo, podem ter uma sonolência maior pela manhã. Mas isso é uma coisa de hábito mesmo, é só manter aquele ritmo que o organismo vai se habituar”, afirma Pontes. Uma dica para melhorar a adaptação é dormir com a janela aberta, para que a luminosidade natural ajude a despertar mais cedo.

O horário de verão vai vigorar do dia 16 de outubro a 19 de fevereiro de 2017. O objetivo da medida, adotada no Brasil desde 1931, é proporcionar uma economia de energia para o país, com menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

No ano passado, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A economia foi possível porque não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico. Para este ano, a previsão de economia é de R$ 147,5 milhões.

Voos

Os bilhetes emitidos para depois da 0h deste domingo já estão de acordo com o horário de verão. O passageiro deve sempre seguir o horário do local de onde está partindo.

A Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas responsáveis.

Bancos

Na Paraíba, as agências passam a abrir uma hora mais cedo, começando o atendimento às 9h e encerrando às 15h.


TV Correio

O horário de verão vai alterar a programação de domingo na TV Correio/Record. A mudança ocorre nos programas Cantos & Contos, Correio Cidades, Paraíba Tem e Paraíba de Prêmios.

Antecipados em uma hora na programação, o Cantos & Contos vai ao ar a partir das 7h; o Correio Cidades começa às 8h; o Paraíba Tem inicia às 8h30; e o Paraíba de Prêmios começa às 9h.

Nos outros dias da semana, a programação da TV Correio permanece inalterada, incluindo as atrações da Rede Record.

TV Correio

Por: Ivan Filmagem
how to make gifs
Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Horário de verão começa neste domingo; veja como ficam voos, bancos e TV Correio"

Deixe um comentário!

Publicidades:
Publicidade Publicidade

Últimas Notícias

Comentário

wwww.ivanfilmagempb.com - Todos os direitos reservados.