Publicidade

how to make gifs

Equipe do IFPB é selecionada para competição organizada pelo MIT e Harvard

A equipe 'Questão de Brio', composta pelos estudantes de Engenharia Elétrica do IFPB (campus João Pessoa) Adjamilton Medeiros Júnior, Júlio Cézar Coelho e Rychard Guedes, é uma das 20 selecionadas para a fase final da HackBrazil, competição que faz parte das atividades da Brazil Conference at Harvard & MIT. O evento, que acontece desde 2015, tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o futuro do Brasil e seu papel no mundo, além de incentivar ações que busquem soluções para diversos problemas.

Neste ano, a competição recebeu mais de 400 inscrições com propostas de várias instituições brasileiras e de outros países. A relação dos classificados que foi divulgada no último dia 9 mostra que os alunos do IFPB concorrem na segunda fase da competição com equipes de instituições brasileiras como USP, UFRGS, Unicamp, ITA, entre outras, e as universidades americanas Yale Universty, New York Universty, Brown Universty e MIT. Nesta etapa, os times contarão com a orientação de dois mentores, um da Universidade de Harvard e o outro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, siga em inglês para Massachusetts Institute of Technology).

A missão da HackBrazil é fazer a diferença ao buscar propostas que solucionem desafios enfrentados pelo Brasil. Para isso, os participantes irão resolver esses problemas com o uso de tecnologia, criatividade e inovação. A proposta dos estudantes do Campus João Pessoa é desenvolver uma chupeta eletrônica de baixo custo que, por meio de microcontrolador e sensores, seja capaz de verificar a temperatura e umidade corporal da criança. Os dados coletados pela chupeta seriam transferidos via conexão sem fio para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, para informar e alertar se a criança está com alguma enfermidade. Com o monitoramento desses sinais, de forma constante e em tempo real, seria possível contribuir para o acompanhamento da saúde da criança e, numa escala maior, para a redução dos índices de mortalidade infantil.

Quando souberam que a equipe foi uma das 20 selecionadas, os estudantes paraibanos comemoraram a conquista. "Estamos muito felizes, principalmente pela grandeza do evento, que é organizado por Harvard e MIT, duas das melhores universidades do mundo", comentou Rychard. Os estudantes também ressaltaram a importância de participar da hackathon para testar conhecimentos e adquirir novos, ao competir com estudantes de universidades renomadas e ter orientações dos mentores do MIT e Harvard. "Além de ser uma oportunidade de representar nossa instituição em um evento internacional e oportunizar o compartilhamento dessa experiência com os demais estudante e professores do instituto", destacou Adjamilton.

Segundo os estudantes, o IFPB teve um papel importante nessa conquista, por estimular o desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação, raciocínio lógico, pensamento pró-ativo e colaboração. E também por dar o suporte ao aluno, ao promover a participação em pesquisas e possuir um corpo docente muito qualificado. "Esperamos aproveitar bem os conselhos e dicas para desenvolver um projeto de excelência, não só tecnologicamente, mas que seja viável economicamente e, principalmente, útil para a causa a que se destina, que é contribuir para a redução da mortalidade infantil", Júlio Cézar.

As 20 propostas serão desenvolvidas até o dia 9 de fevereiro e, em seguida, avaliadas por um grupo de empreendedores. Os dois melhores serão os projetos finalistas, que serão apresentados pessoalmente pelas equipes durante a Brazil Conference, nos dias 7 e 8 de abril, na cidade de Cambridge, Estados Unidos.

Portal Correio 
Equipe do IFPB é selecionada para competição organizada pelo MIT e Harvard Equipe do IFPB é selecionada para competição organizada pelo MIT e Harvard Reviewed by Ivan Filmagem Filmagem on 02:49 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

how to make gifs