Publicidade

how to make gifs

Mais de 500 caranguejos são apreendidos em feiras livres na Grande João Pessoa

O Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu mais de 500 caranguejos-uçá, nesse domingo (29), durante operação nas feiras livres de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Neste período está proibida a captura do animal, pois acontece a “andada”, que é quando a espécie sai das galerias para o acasalamento e liberação de ovos.

De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Tibério Pereira, o período defeso é definido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). “Temos intensificado o trabalho de fiscalização para coibir a captura e a comercialização do caranguejo-uçá neste período, com operações nas feiras livres e o patrulhamento aquático nas áreas ribeirinhas, buscando não só punir, mas também orientar às pessoas”, disse.

O oficial contou que já foram mais de 12 mil caranguejos resgatados no período defeso e soltos nos mangues, de janeiro de 2015 até agora. “Quem é pego vendendo ou comprando neste período é obrigado a apresentar uma declaração de estoque expedida pelo Ibama. Caso não apresente, pode pagar multa de R$ 700 até R$ 100 mil e até mesmo pegar de um a três anos de detenção”, alertou.

Período defeso - O período em que fica proibida a captura do caranguejo-uçá é de 6 a 11 e de 21 a 26 de janeiro; de 4 a 9 e de 19 a 24 de fevereiro; e de 6 a 11 e de 21 a 26 de março. Um dos fatores que tornam a captura ilegal é quando é feita com o uso da redinha, que pega o caranguejo-uçá indiscriminadamente, causando dano ao meio ambiente.

Além disso, é proibida também a captura de caranguejo-uçá quando a espécie tem menos de seis centímetros de carapaça, medida que vai de uma pinça a outra, já que de acordo com os parâmetros técnicos estabelecidos pelo Ibama, abaixo dessa dimensão se configura captura de filhote, o que também é proibido.

Portal Correio 
Mais de 500 caranguejos são apreendidos em feiras livres na Grande João Pessoa Mais de 500 caranguejos são apreendidos em feiras livres na Grande João Pessoa Reviewed by G7Paraiba Noticias on 13:34 Rating: 5

Publicidade

how to make gifs