Notícias:
latest

728x90

468x60

Carro fumacê entra em circulação a partir desta terça (21), em Araruna


Com a intenção de inibir a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor da dengue e da chikungunya, o prefeito de Araruna, Vital Costa, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou a Secretaria da Saúde do Estado à vinda de um carro fumacê para o município.
Segundo a secretária de saúde de Araruna, Drª América Loudal, a partir de HOJE, 21 de março, o veículo de aplicação de inseticida começa a circular na cidade. “O veículo irá circular no começo da manhã e no finalzinho da tarde, horários apontados como mais propícios, quando os insetos costumam circular”, afirmou a secretária.
Os trabalhos serão realizados em dois turnos, pela manhã das 4h às 8h e no período da tarde, das 17h às 20h. Para que a ação seja realizada com sucesso, é recomendo que quando o carro fumacê estiver passando a população adote as seguintes medidas:

a) Abra portas e janelas quando o veículo "Fumaçê" passar em sua rua, assim as partículas de inseticida chegarão ao interior dos imóveis, onde normalmente o Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika) fica abrigado;

b) Cubra os alimentos;

c) Cubra as gaiolas de pássaros;

d) Retire as roupas que estiverem em varais;

e) Evite se aproximar do jato de inseticida durante a aplicação na sua rua, pois próximo ao canhão de liberação do inseticida, a concentração do mesmo é maior, mantenha-se longe do veículo no momento da aplicação.

Após a passagem do carro "Fumaçê", troque a água e lave os bebedouros de animais domésticos com água e sabão.
Drª América Loudal ainda reforça que é necessária a colaboração dos moradores para que a ação possa ter êxito. “Pedimos aos residentes dessas localidades que receberão o fumacê, que abram as portas e janelas, para que o material possa circular e assim matar os mosquitos.

ASCOM - PMA
« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário