Notícias:
latest

728x90

468x60

Dia Internacional da Mulher tem protestos em toda a Paraíba; veja programação

Nada de flores ou felicitações no 8 de Março deste ano. Nesta quarta-feira (8), várias Organizações Não-Governamentais (Ongs) e Movimentos Feministas da Paraíba farão protestos para lembrar o Dia Internacional da Mulher, de acordo com o Correio Online. A mobilização acontecerá simultaneamente em vários países do mundo e no Brasil terá como tema ‘Nem uma a menos’, como crítica a exclusão de direitos das mulheres e as várias formas de violência que afetam o público feminino.

Na Paraíba, as mobilizações terão a frente o Movimento de Mulheres PB, composta por várias Ongs e entidades feministas, e estão programados protestos em João Pessoa, Campina Grande e outros municípios. De acordo com a representante do Movimento, Terlúcia Silva, entre as principais discussões e críticas para lembrar este 8 de Março estão a Reforma da Previdência e a violência, sobretudo o feminicídio.

“Essa mobilização internacional está chamando as mulheres para um greve geral (simbólica) para protestar contra os ataques aos nossos direitos e as várias formas de violência que sofremos, como racismo, lesbofobia, feminicídio e tantas outras atrocidades. Então, esperamos que todas as mulheres, dentro de suas possibilidades, possam participar de alguma forma, nem que seja usando as cores roxo ou lilás, que representam o feminismo. Se nós não somos importantes, então produzam sem nós”, reforçou Terlúcia Silva.

Ainda segundo a representante do Movimento das Mulheres PB, são esperados grupos de municípios de todo litoral e do Agreste para a manifestação que será realizada na capital. O mesmo deve acontecer com os protestos programados para Campina Grande.

Programação

João Pessoa

6h – Panfletagem com trabalhadoras de limpeza urbana no trecho entre o final da Avenida Beira Rio e praia do Cabo Branco

7h – Concentração das Ongs e Movimentos Feministas na Praça Ponto de Cem Réis, no Centro.

11h30 – Ato político-cultural na Praça dos Três Poderes

14h30 – Manifestação no Incra

Alagoa Nova

8h - Marcha “Pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia” Concentração: Parque Manoel Pereira Alagoa Nova Polo da Borborema

Campina Grande

7h30 – Café da manhã na entrada principal da UFCG

Cajazeiras

7h30 – Protesto no INSS

Dia 8 de Março

A data de 8 de março para celebrar o Dia Internacional da Mulher foi mantido desde a década de 1960 e é fruto de uma série de reivindicações anteriores e luta por acesso a direitos, sobretudo trabalhistas, para o público feminino. Entre um dos fatos relacionados à criação da data está um incêndio ocorrido em uma fábrica de tecidos, em Nova York, em 1911. Na ocasião, pelo menos 126 mulheres morreram carbonizadas. Outro fato que ocorrido no mês de março e datado no dia 8, durante a Segunda Guerra, foi a greve das mulheres russas.

Feira de Serviços

Ainda em João Pessoa, as mulheres que passarem pelo Parque da Lagoa Solon de Lucena poderão ter acesso a serviços de saúde, educação e cidadania. Doze tendas serão instaladas na Praça das Acácias (de frente aos pontos de ônibus) onde haverá ainda psicólogos e assistentes sociais para esclarecer as visitantes sobre a rede de proteção à mulher e enfrentamento à violência doméstica. As ações serão promovidas pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres da Capital.

Portal Correio
« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário