Publicidade

how to make gifs

Governo do Estado inicia mutirão de cirurgias de cataratas em Patos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), iniciou, nessa segunda-feira (7), um mutirão de cirurgias de cataratas, para moradores dos 24 municípios polarizados por Patos, no Hospital Regional da cidade. Esta ação, que prossegue até a próxima sexta-feira (11), será a primeira etapa. A segunda ocorrerá no período de 18 a 22 de setembro, totalizando 500 cirurgias, num valor de R$ 321.500,00.

Este ano, até o mês de dezembro, também serão realizados mutirões nas cidades de Queimadas, Pombal, Monteiro, Piancó, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, Picuí, Guarabira, Areia, Esperança, Belém, Itabaiana e Mamanguape.

O mutirão ocorre, anualmente, desde 2011, com recursos próprios do Governo do Estado. Já foram mais de 10 mil procedimentos e mais de R$ 7,5 milhões investidos.

A contrapartidada dos municípios foi definida em reunião da Comissão Intergestores Regional do Sertão - CIRs. “Foi pactuado que os municípios ficariam responsáveis pela triagem e apresentação da demanda à Gerência Regional de Saúde, pelos exames de risco cirúrgico e transporte dos pacientes”, explicou o gerente da 6ª Regional de Saúde, de Patos, Leudo Farias.

Segundo a gerente de Regulação, da Ses, Selda Gomes, a iniciativa tem beneficiado, de forma direta, a população idosa. “Os mutirões vêm atendendo às necessidades dos usuários, buscando devolver a visão, principalmente, dos idosos, que a perdem devido a presença de catarata”, disse.

Selda lembra que, para se cadastrarem nos mutirões, os usuários devem procurar as Secretarias de Saúde dos seus municípios e, dessa forma, realizar a cirurgia gratuita.

WSCOM com Assessoria
Governo do Estado inicia mutirão de cirurgias de cataratas em Patos Governo do Estado inicia mutirão de cirurgias de cataratas em Patos Reviewed by Ivan Filmagem Filmagem on 11:55 Rating: 5

Publicidade

how to make gifs