Publicidade

how to make gifs

Prefeitura de Araruna e SUDEMA discutem formação do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra da Boca

A Prefeitura Municipal de Araruna promoveu na tarde dessa quinta-feira (14), no polo da UFPB virtual uma importante reunião de trabalho para a formação do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra Boca, o evento contou com a participação do Prefeito Vital Costa, vice-prefeito Iran Motos, o superintendente da SUDEMA, João Vicente Machado, a diretora do SEBRAE, agência Araruna, Heloísa Mirelli, o padre José Antônio Justino, a superintendente do Iphaep Cassandra Figueiredo e a técnica Simone Porfírio dos quadros do órgão do meio ambiente na Paraíba. 

O evento foi aberto pelo prefeito Vital Costa que destacou a pronta ação do município em resgatar essa dádiva da natureza incrustada em território ararunense e que urge por uma ação decisiva para adoção do seu plano de manejo que é esperado há 17 anos desde a criação do parque. Vital Costa assegurou que o Governo de Araruna está preparado para assumir a gestão do Parque Estadual da Pedra da Boca. “Vamos adotar medidas e atividades que envolverão várias secretarias que compartilharão o uso e gestão do espaço. Quando assumi essa gestão, me comprometi a buscar parcerias no intuito de melhorar a vida de cada cidadão desse município e, graças a Deus estamos conseguindo cumprir com esse anseio, pois as portas estão se abrindo todos os dias. Hoje, quero reiterar meu agradecimento especial ao Superintendente da SUDEMA, Dr. João Vicente, pela sensibilidade em atender o nosso pleito,” agradeceu o Prefeito.

Na ocasião, o superintendente João Vicente parabenizou ao Governo Municipal e reconheceu o esforço do gestor Vital Costa, que, desde que assumiu os destinos do município tem buscado uma solução para a questão e se comprometeu em somar esforços para o para que finalmente o parque possa ter o seu plano de manejo, inclusive com a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação.

O Conselho Gestor será formado paritariamente por representantes do poder público e da sociedade civil que se fizeram presentes a reunião, como a igreja, SEBRAE, Universidade, Ongs, Associações, Polícia Ambiental, Bombeiros Militar e Civil e outras instituições e organizações.

A previsão é que em menos de 60 dias as indicações já tenham sido realizadas e o Conselho já possa está formado e iniciando as suas atividades. A restruturação do parque estadual Pedra da Boca, é uma conquista para Araruna e aquele monumento natural levará cada vez mais longe o nome de Araruna, principalmente com as medidas urgentes de preservação do local que serão traçadas, e a consolidação do seu plano de manejo instrumento eficaz e efetivo para a concretização e consolidação do nosso parque.

Planos de Manejo

Os Planos de Manejo em Unidades de Conservação (UCs) seguem as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei Federal nº 9.885/2000, que em seu Capítulo I, artigo 2°, parágrafo XVII, afirma que o plano de manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma UC, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

O Parque

O Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB) está localizado ao norte do município paraibano de Araruna. Situa‐se em zona fisiográfica de caatinga, no Planalto da Borborema, na Mesorregião Geográfica do Agreste Paraibano e na Microrregião do Curimataú Oriental, entre os paralelos 6º 31’ e 6º 33’ de Latitudes Sul e entre os meridianos de 35º 35’ e 35º 37’ de Longitudes Oeste.

O Parque está situado numa zona de transição entre as Serras de Araruna e da Confusão, mais precisamente entre o Sítio Água Fria e o Rio Calabouço, com área de 157,3 hectares e foi criado pelo Decreto Estadualnº20889 de 07 de fevereiro de 2000.

Para quem gosta de montanhas e de escalada, o parque é um paraíso, um verdadeiro patrimônio geológico, com cavernas e formações rochosas variadas, ideias para a prática de esportes de aventura. Em algumas das grutas do parque existem pinturas rupestres, um atrativo bônus para os visitantes.

Destacam-se a Pedra da Caveira, a Mata do Gemedouro, a Pedra da Santa, o Açude do Calabouço e, é claro, a Pedra da Boca, que dá nome ao parque.

Na Pedra da Santa é realizado também o turismo religioso. Todos os dias 13 de cada mês e, principalmente, no mês de maio.

Ainda participaram da reunião, o secretário municipal de turismo, desenvolvimento econômico e rural Availdo Azevedo, o procurador geral do município Dr. Junior Caldas, o secretário executivo de turismo Edvaldo Costa, Dr. Charles Pontes, controlador do município e os gerentes de turismo e cultura Ricardo Câmara e Wellington Rafael.

Veja o Vídeo 


Por: ASCOM - PMA
Prefeitura de Araruna e SUDEMA discutem formação do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra da Boca Prefeitura de Araruna e SUDEMA discutem formação do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra da Boca Reviewed by Ivan Filmagem Filmagem on 20:31 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

how to make gifs