Notícias:
latest

728x90

468x60

Semana do Idoso é encerrada com passeio ecológico, missa e almoço da melhor idade em Araruna

Alegria e diversas atividades socioculturais marcaram a Semana Comemorativa do Idoso em Araruna, realizado pela Secretaria de Assistência Social, através das equipes do CRAS e Centro de Convivência do Idoso. Com o tema “Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”, a semana reuniu uma extensa programação. Na quinta-feira (28), no Centro de Convivência o promotor de justiça de Araruna, Dr. Leonardo Fernandes Furtado, ministrou a palestra de abertura sobre Direito dos Idosos. Ainda tivemos apresentação cultural com o grupo de dança Flor da Serra.

Galeria de Fotos


Já na sexta-feira (29), a programação novamente se concentrou no Centro de Convivência dos Idosos com momentos de lazer, forró pé de serra, apresentação de jogral, além da palestra com os profissionais do NASF.

Finalizando a semana, neste domingo, 01 de outubro, a melhor idade ararunense pode desfrutar de um passeio ecológico no Parque Estadual da Pedra da Boca e de uma missa em ação de graças ao dia do idoso celebrada pelo Padre João Firmo no Santuário de Fátima, a programação encerrou com almoço de confraternização, no Centro de Convivência.

“Trabalhamos em uma semana bastante animada para essas pessoas tão queridas por nós. Sabemos que a socialização desse grupo da melhor idade eleva a autoestima e qualidade de vida”, comentou a Coordenadora Rosa Tereza de Oliveira.

“Essa convivência, entrosamento com atividades de lazer, ajudam a elevar a qualidade de vida. É uma determinação do prefeito Vital Costa a valorização dos nossos idosos e nós fazemos tudo isso com carinho porque eles são especiais e merecem toda a nossa atenção”, disse o secretário André Medeiros.

Para o prefeito Vital Costa, a administração pública tem o dever de valorizar e respeitar os direitos de cada pessoa idosa. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais, proporcionando momentos de alegria e convivência para a terceira idade”, disse. Vital também ressaltou o esforço e dedicação das equipes envolvidas na organização das atividades durante todos os dias da programação.

Participaram das atividades comemorativas ao dia do Idoso em Araruna, o prefeito Vital Costa, o vice-prefeito Iran Motos, a vereadora Lurdinha Odon, a secretária de saúde Drª América Loudal, o secretário de assistência social André Medeiros, o promotor de justiça Dr. Leonardo Furtado, secretários e coordenadores da gestão municipal, entre outros convidados e dezenas de idosos.

DIA DO IDOSO

No dia 1º de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, a data era comemorada no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação da pessoa da terceira idade na sociedade, ou seja, a realidade em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006, foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para a nova data: 1º de outubro.

ASSISTA O VÍDEO!



Por: ASCOM - PMA
« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário