Notícias:
latest

728x90

468x60

Artistas nacionais se apresentam no 5º Festival de Música Clássica

Público atento, igrejas lotadas e muita emoção. É assim que vem sendo a continuação da programação do 5º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Na tarde desta terça-feira (28), no Mosteiro de São Bento e Igreja Batista, se apresentaram artistas nacionais e locais. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.

O primeiro concerto da tarde reuniu três grandes artistas brasileiros: Ana de Oliveira (Violino) Dhian Toffolo (Viola) e Marcus Ribeiro (Violoncelo). A programação aconteceu na Igreja São Bento, Centro Histórico de João Pessoa. Os músicos, que também se apresentaram na noite desta segunda-feira (27), interpretaram clássicos de Pitombeira e Mozart.

Para Maira Cordeiro, estudante de doutorado em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o evento a cada ano vem crescendo e pretende vir outras vezes ainda nesta edição. “O evento está lindo e sem sombra de dúvidas eu estarei aqui mais vezes esse ano e trarei meu filho pequeno, já para ele ir ouvindo as boas músicas”, disse. Já para o aposentado Hugo Albuquerque, de 68 anos, notar um grande número de jovens na plateia é motivo de felicidade. “Em um mundo onde se valoriza pouco a música clássica, ver esses jovens aqui nos traz esperança”, contou.

Na plateia, além de apreciadores da música erudita, estavam presentes alunos das escolas Ana Nery (Alto do Mateus), Severino Patrício (Alto do Mateus), João Santa Cruz (Bairro do Novais), Arnaldo de Barros Moreira (Bairro dos Novais), Luiza Lima Lobo (Alto do Mateus), entre outras. Durante todo o evento, no horário das 14h, será voltado também para os alunos da Rede Municipal de João Pessoa.

Em seguida, na Primeira Igreja Batista, também no Centro, foi à vez das atrações paraibanas. No palco, as intérpretes Felícia Coelho (flauta) e Isabella Perazzo (piano), tocaram músicas dos compositores Bach e Rachmaninoff, entre outros. Para Isabella Perazzo, tocar na sua cidade natal é uma grande honra. “É com muita honra que recebi o convite para me apresentar em João Pessoa, terra em que moro”, revelou. Já na plateia, sua mãe, Antonieta Perazzo, assistia orgulhosa. “Felicidade é pouco para o que sinto aqui, é uma sensação de muito orgulho em ver minha filha tocando. É muito emocionante”, vibrou.

Natural de João Pessoa, Felícia Coelho é mestre em performance musical (flauta) pela Louisiana State University-LSU (EUA) e bacharel em música com habilitação em flauta pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Isabella Perazzo é bacharel em Piano Performance e mestre em Collaborative Piano pela University of Utah (EUA), onde estudou nas classes das professoras Heather Conner e Susan Duehlmeier.

Festival – O evento terá o total de 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, no Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista) e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano). O encerramento acontece no dia 2 de dezembro, com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.

MaisPB
« Voltar
Próximo »

Nenhum comentário