Prefeitura de Araruna anuncia pagamento do PMAQ para servidores da saúde

Na manhã desta terça-feira (26) o prefeito Vital Costa e a Secretária de Saúde, Drª América Loudal estiveram reunidos com servidores da atenção básica de saúde de Araruna para anunciar o pagamento do incentivo do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica, o PMAQ.

O benefício, que não é repassado para os funcionários desde 2015, será pago na próxima segunda-feira, dia 02 de julho, data em que a prefeitura estará creditando o pagamento da saúde, referente ao mês de junho.

O PMAQ tem como principal objetivo ampliar a qualidade da assistência à saúde para os usuários fortalecendo a estratégia de Saúde da Família no município e também qualificando e gratificando os envolvidos no desempenho do programa, onde os profissionais da Atenção Básica e apoiadores são primordiais no desenvolvimento do programa. Com isso, o Prefeito Vital Costa reafirma seu compromisso com a valorização profissional em todas as áreas e a garantia do Prêmio de Qualidade e Inovação.

“Quando assumimos a Prefeitura, no dia 01 de janeiro de 2017, encontramos na conta da atenção básica (PMAQ) um saldo de apenas R$ 19 mil. Em setembro encaminhamos para Câmara de vereadores um novo PL, em que os profissionais da atenção básica em vez de receber o PMAQ uma vez por ano, passaria a receber semestralmente, além de outras modificações interessantes para a categoria, infelizmente o projeto de lei não foi aprovado e vamos fazer o pagamento pela Lei antiga. Estaremos efetuando o pagamento integral referente ao prêmio na próxima segunda-feira (02/07). O valor total da bonificação é de R$ 137.000,00, que será dividido entre todos os integrantes das equipes e apoiadores que serão beneficiados pela eficiência e qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito Vital Costa, este benefício representa uma valorização dos profissionais da Saúde e reflete a qualidade nos serviços oferecidos à população, bem como nas condições adequadas de trabalho dos servidores. “Esse dinheiro vai ser injetado e aquecer a economia de Araruna, além de valorizar os profissionais com a qualificação necessária”, comentou.

A Secretária de Saúde, Drª América Loudal explicou que o pagamento será destinado às pessoas integrantes das equipes no período da avaliação, janeiro de 2017 a maio de 2018. “Estamos seguindo a determinação da lei, premiando aqueles servidores que se esforçaram para alcançar a melhoria incentivada pelo programa. O pagamento do PMAQ é a demonstração do compromisso da gestão do Prefeito Vital Costa com os ararunenses, promovendo a melhoria dos atendimentos e valorização das equipes de trabalho”, realçou a secretária.

O PMAQ é um repasse mensal de recursos do Ministério da Saúde para os municípios que alcançam a melhoria no padrão de qualidade no atendimento.

Além do prefeito Vital Costa e da Secretária de Saúde, o evento contou com a participação de profissionais que integram as equipes de saúde do município; das Secretárias Executivas de Saúde; Maria Mônica, Lídia Costa e Maria Stela, do secretário de administração, Fábio Veriato, do Procurador do Município, Dr Júnior Caldas, do Chefe de Gabinete, Dr Íkaro Morais, dentre outros.

ASCOM-PMA

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Contato P/ Shows (83) 9.9911-3863 Lia Morenno

Contato P/ Shows (83) 9.9911-3863 Pinto do Forró

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes