ARARUNA

Alunos da UFCG orientam população sobre primeiros socorros

Alunos de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) mobilizaram, neste sábado (18), pessoas que circulavam em um shopping da cidade. Eles ofereceram um treinamento sobre como agir diante de uma situação de parada cardíaca. As orientações foram passadas nas cidades de Campina Grande, no Agreste da Paraíba e em Cajazeiras, no Sertão do estado.

Segundo Railton Abrantes, professor da UFCG que está à frente da ação em Cajazeiras, mais de 80% dos casos de paradas cardíacas acontecem nas residências. Para ele, o quadro de quem passa pelo problema poderia ser outro, caso a população soubesse lidar com a situação. Por isso, os alunos da instituição resolveram ensinar a população sobre como agir em situação de parada cardíaca.

A ação dos estudantes é uma das atividades do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, que é comemorado no dia 30 de agosto. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar a uma unidade de emergência.

“A ideia é sensibilizar a comunidade sobre como identificar um caso de parada cardiorrespiratória e agir diante dele. Saber realizar manobras de compressão torácica e ventilação artificial é fundamental e suficiente para melhorar o prognóstico do paciente”, explica. Cada minuto sem manobras de reanimação reduz em 10% as chances de sobrevivência e depois de três minutos, os neurônios começam a morrer, disse o professor.

Em Campina Grande, a ação ocorre no Partage Shopping até às 20h. Já em Cajazeiras, o evento aconteceu na Praça da Prefeitura, pela manhã.

G1-PB

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Contato P/ Shows (83) 9.9911-3863 Lia Morenno

Contato P/ Shows (83) 9.9911-3863 Pinto do Forró

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes