ARARUNA

Secretaria de Mobilidade Urbana implanta botoeiras sonoras e em braille em semáforos de Natal

Botoeiras vão dar mais segurança para cegos atravessarem as ruas — Foto: Márcio Meireles/EPTV
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal está implantando boteiras sonoras e em braille na cidade para auxiliar a travessia das pessoas com deficiência visual.

Externamente igual a convencional, a botoeira foi desenvolvida para ajudar a inclusão do deficiente visual na mobilidade urbana. Para acessar o sistema, a pessoa mantém o botão apertado por 5 segundos e após este período, a botoeira emite um bip sonoro, que é a indicação de que o recurso foi acionado. Quando da abertura do sinal verde para o pedestre a boteira emite um bip sequencial que reduz os intervalos conforme o tempo de travessia vai se esgotando.

Para o presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (SOCERN), o radialista Ronaldo Tavares da Silva “as botoeiras sonoras e em braille são fundamentais para a boa mobilidade e locomoção das pessoas cegas e com baixão visão em Natal”.

De acordo com a STTU, as primeiras unidades foram implantadas na Av. Rio Branco (Altura do Escola Winston Churchill) e na Av. Coronel Estevam (na altura da Central do Cidadão e Escola Nossa Senhora das Neves, respectivamente).

A nova sinalização sonora para o deficiente visual está em sintonia com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que padroniza e regulamenta os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos semáforos de trânsito, incluindo a identificação com sinalização tátil e de alerta.
Botoeiras para cegos serão instaladas em várias ruas da capital potiguar — Foto: Divulgação
G1-RN

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Contato P/ Shows (83) 9.9911-3863 Lia Morenno

Contato P/ Shows (83) 9.9911-3863 Pinto do Forró

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes