ARARUNA

João Azevêdo entrega gasoduto e ligação de termoelétrica ao gás natural

O governador João Azevêdo entrega nesta segunda-feira (18), às 9h, a expansão da rede de gasoduto no Distrito Industrial de João Pessoa e a ligação da termoelétrica Epasa ao gás natural. A rede tem 1,5 km entre a BR-101, no acesso para aterro sanitário, até a termoelétrica, segunda maior usina a óleo combustível do Nordeste, que passa a utilizar o gás natural em suas caldeiras, aumentando a eficiência e reduzindo a emissão de poluentes.

O investimento da Companhia Paraibana de Gás (PBGás) na construção do gasoduto e na ligação da termoelétrica foi de mais de R$ 1 milhão. Com isso poderá atender também ao aterro sanitário de João Pessoa e a outras indústrias que venham a se instalar no entorno da área do Distrito Industrial.

Nesta primeira etapa, o gás natural será utilizado para a geração de vapor das caldeiras que têm a finalidade de pré-aquecer o óleo combustível que alimenta os motores. A meta da termoelétrica é ligar um dos motores este ano e a médio prazo converter os demais motores ao gás natural melhorando o processo produtivo e uma energia muito mais limpa com redução significativa na emissão de poluentes.

Epasa – A empresa Centrais Elétricas da Paraíba S.A. foi constituída para construir e explorar as usinas Termoparaíba e Termonordeste, vencedoras de leilão da Aneel em 2007. A usina iniciou suas operações em dezembro de 2010. Considerando a potência instalada, as duas usinas juntas constituem a segunda maior planta termoelétrica, a óleo combustível, no Nordeste.

As termoelétricas geram energia, que é distribuída pela rede elétrica para vários estados do país e, em caso de colapso na rede elétrica, a termoelétrica tem capacidade de suprir a demanda de energia em mais de 40% da Paraíba.

A Epasa gera 450 empregos, sendo 156 diretos de alta qualificação (engenheiros e técnicos) e cerca de 300 indiretos nas áreas de apoio, alimentação e transporte. A empresa também recebe incentivos fiscais do Governo do Estado por meio da Receita do Estado e locacionais pela Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba).

MaisPB

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Contato P/ Shows (83) 9.9911-3863 Lia Morenno

Contato P/ Shows (83) 9.9911-3863 Pinto do Forró

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes

Últimas Notícias