ARARUNA

Pesquisador da UFPB lança livro sobre Dilma, Lula e a Democracia

O professor da Universidade Federal da Paraíba, Pedro Nunes, lança nesta quinta-feira (8) o livro “Democracia Fraturada: a derrubada de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a imprensa no Brasil” pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ-UFPB) através da Editora do CCTA (Brasil) e RIA Editorial (Portugal). O livro eletrônico já está disponível gratuitamente em diferentes plataformas digitais. O lançamento será transmitido ao vivo a partir das 14h, através das redes sociais do autor.

O lançamento prevê uma ação presencial, com uma roda de diálogos intitulada “conversas sobre o livro Democracia Fraturada de Pedro Nunes”, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB).

A obra em forma de ensaio documental, discute e analisa o processo de impeachment de Dilma Rousseff, os bastidores do parlamento brasileiro, as atuações do ex-juiz Sergio Moro, a prisão de Lula, e o papel do jornalismo investigativo no Brasil.

O autor utilizou a incorporação de técnicas de documentário, recortes de editoriais de jornais brasileiros e estrangeiros, análise de cinco vídeos documentários que tratam sobre as manifestações de junho de 2013 e coberturas do golpe, além de um farto material relacionado a documentos jurídicos, atas da Câmara Federal, artigos de jornais, artigos científicos e livros sobre o golpe de 2016.

Segundo o professor Sergio Gadini, prefaciador do livro, vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa, é um livro que se justifica pela ousadia reflexiva! Descreve e analisa, de fato, o que representa o golpe que a ‘velha’ mídia noticiou, a partir de uma narrativa desigual e negociada para construir o que ficou publicamente marcado como um ‘golpe à democracia’.

O professor Pedro Nunes atua no Mestrado em Jornalismo da UFPB, desde a sua criação em 2013, sendo o referido Programa, o primeiro mestrado em jornalismo profissional do país. Com a sua experiência em jornalismo investigativo e documentário jornalístico, o autor do livro “Democracia Fraturada” atuou no processo de criação e consolidação da Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA, e esteve à frente de vários selos editoriais do PPJ-UFPB.

“Democracia Fraturada” integra o selo Coleção ÂNCORA de Jornalismo criado no Laboratório de Jornalismo e Editoração do PPJ-UFPB, tendo a possibilidade de ser publicado em versão impressa pela Editora do CCTA, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

Blog do Márcio Rangel 

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes