ARARUNA

Em Araruna: Saúde realiza ação preventiva no ‘Outubro Rosa’ na UBS II Macapá

A Unidade Básica de Saúde (UBS II) no Sítio Macapá, zona rural de Araruna, realizou, nesta quarta-feira (16/10), seu Dia D de conscientização contra o câncer de mama. A ação teve a participação da comunidade que acompanhou uma palestra sobre a importância dos exames preventivos contra a doença e os fatores de risco.

A secretária executiva de saúde, Maria Mônica, destacou que a população aderiu ao dia D realizado pela unidade. “Nós mobilizamos as mulheres da comunidade para estarem aqui, chamando a atenção para importância do exame de mama e do colo do útero, prevendo o diagnóstico precoce. Hoje a adesão está muito boa, porém, nós estamos à disposição da comunidade o ano todo”, lembrou a secretária.

A secretária ainda alertou que a partir de segunda-feira, estará em Araruna a Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher, que irá oferecer gratuitamente exames de mamografia e citológicos para a prevenção do câncer de colo de útero e câncer da mama e ainda ações de educação em saúde. Serão aproximadamente 640 atendimentos realizados durante o período. A carreta ficará na cidade do dia 21/10 a 01 de novembro.

As ações da Campanha Outubro Rosa continuam durante todo este mês, sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. A população, tanto feminina, quanto masculina, dispõe diariamente de 08 UBSs, sendo 05 na zona rural e 03 na zona urbana.

A Campanha é realizada pela Prefeitura de Araruna por meio da Secretaria Municipal de Saúde.


ASCOM - PMA

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes