ARARUNA

‘Dia D’ de luta contra hanseníase tem serviços de saúde gratuitos

O ‘Dia D’ de Luta contra a Hanseníase, vai acontecer neste sábado (25), na Lagoa do Parque Solon de Lucena, Centro de João Pessoa, a partir das 8h. A atividade é promovida pelo Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e marca o fechamento das ações do ‘Janeiro Roxo’, mês de combate à doença.

Os atendimentos se estenderão até as 13h30, em uma estrutura especialmente montada para o atendimento ao público, em frente às paradas de ônibus. As equipes do Clementino Fraga oferecerão serviço de avaliação de manchas para detecção da hanseníase, Testes para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, distribuição de material informativo e educativo, farão aconselhamentos e outras atividades.
Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, caracterizada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, sem pelos e que não coçam, com alteração de sensibilidade (térmica, dolorosa ou tátil) e/ou força muscular. Nos casos mais severos e sem o tratamento adequado, a hanseníase pode causar deformidades físicas irreversíveis, gerando a importância do ‘Janeiro Roxo’ para a saúde pública.

De acordo com Thais Matos, diretora geral do Clementino Fraga, a ação possibilitará busca ativa de casos novos de Hanseníase, como também sensibilização da população quanto a sinais e sintomas da doença, tratamento e cura. “Hanseníase tem cura e a informação auxilia no diagnóstico em tempo oportuno que pode evitar sequelas, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas com a doença e também após a cura”, destacou Thais.

Portal Correio 

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes