ARARUNA

Velórios em JP só poderão ter dez pessoas e duração de até 4h

A Prefeitura Municipal de João Pessoa divulgou, nesta terça-feira (31), medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus em velórios e enterros. Nos cemitérios públicos municipais, velórios foram suspensos e enterros só poderão ser realizados das 9h às 16h.
Ainda de acordo com o novo protocolo, ficam suspensos os velórios de pessoas falecidas devido à Covid-19, uma vez que há risco de transmissão para familiares e amigos. Nestes casos, o sepultamento deverá ser imediato. A Paraíba ainda não tem confirmações de óbitos pelo novo coronavírus.

Nos casos de mortes suspeitas ou sem evidência de infecção pelo vírus, só serão permitidos velórios e enterros em espaços privados com até 10 pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, 2 metros. O tempo máximo previsto de duração do velório será de 4h.

A Prefeitura de João Pessoa orienta que idosos, gestantes, lactantes e pacientes com doenças crônicas ou respiratórias evitem ir a quaisquer velórios e enterros.

O protocolo também recomenda a higienização das mãos, ao entrar no cemitério, e pede que sejam evitados contatos físicos, como beijos, abraços ou apertos de mão. Caberá ao serviço funerário, seja público ou privado, ofertar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para a devida higienização. A disponibilização de alimentos não será permitida.

As novas normas têm como base a experiência internacional e as recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Saiba mais sobre o novo coronavírus no vídeo abaixo

Portal Correio 

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes