ARARUNA

Secretaria de Saúde de Araruna alerta população para realização de medidas de combate ao Aedes aegypti

Mesmo diante da pandemia de covid-19, a prefeitura de Araruna, através da secretaria municipal de saúde vem dando continuidade às ações de controle e prevenção as arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. A notificação desses casos no município vem aumentando de forma preocupante.

A prefeitura de Araruna já deu início a mais uma “Operação Carro-Fumacê”. O foco da ação é combater, eliminar, declarando guerra ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no município de Araruna. A orientação da equipe do Setor de Endemias é que os moradores colaborem com a operação, mantendo as janelas e portas abertas quando o carro-fumacê passar pelas ruas da cidade realizando a pulverização do inseticida.

“A Vigilância Ambiental do Município, bem como o Ministério da Saúde já ligou o alerta sobre o aumento de casos em nossa região. É importante que a população, nessa época de isolamento social, aproveite esse tempo a mais em casa para realizar vistorias e identificar e eliminar criadouros do mosquito”, relata Maria Mônica, secretária executiva de saúde.

Em 2019, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 1 milhão de casos de dengue no país, um aumento de 488,3% em comparação aos casos confirmados de 2018. Em Araruna, no ano de 2019, foram confirmados pouco mais de 200 casos de dengue.

É importante ressaltar que não deve haver o relaxamento da população nas medidas preventivas de combate ao Aedes aegypti. Por isso, a Secretaria de Saúde recomenda a realização de vistorias uma vez por semana na residência, fazendo com que o mosquito não chegue a sua forma adulta. Só assim, as doenças transmitidas pelo mosquito não causarão grandes transtornos a população ararunense.


ASCOM PMA

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes