Prefeitura de João Pessoa avisa que a UPA do Valentina vai voltar a ser exclusiva para Covid-19


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina, em João Pessoa, está sendo preparada e até sábado (5) voltará a ser destinada exclusivamente para atender casos de Covid-19. A informação é do secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, que se disse preocupado com o aumento no número de internações em leitos de UTI por causa da pandemia provocada pelo coronavírus.

Com a medida, a Prefeitura de João Pessoa passará a ter duas UPAs sendo usadas exclusivamente para atendimento de Covid-19, já que a unidade do bairro de Jardim Oceania já estava nessa situação. Adalberto justifica a medida alegando que, na segunda-feira (30), o monitoramento diário da Secretaria percebeu uma maior pressão contra o sistema municipal de saúde. E, como medida de cautela, as readequações foram aprovadas.

Ele explica que o prazo até sábado é para que as alterações sejam concluídas. “A mudança não dá para ser imediata. Existem pacientes internados na UPA do Valentina. Então antes temos que nos organizar, transferir esses pacientes, e só depois adotar o caráter exclusive da unidade”, explicou.

O secretário ponderou também que outras medidas já estão sendo tomadas. Como, por exemplo, a suspensão dos agendamentos de cirurgias eletivas no Hospital Santa Isabel e o aumento no número de leitos Covid-19 no Hospital Prontovida, referência do atendimento da doença.

Adalberto, em seguida, fez um apelo à população pessoense:
“Precisamos de medidas acautelatórias. As pessoas estão confundindo flexibilização com reabertura total. A população tem que contribuir. Usar máscaras, evitar aglomeração, evitar bares muito cheios, festas”, comentou Adalberto.

Ele destacou, inclusive, que a Prefeitura vai intensificar a fiscalização e não permitir que grandes festas aconteçam na cidade, justamente para evitar as aglomerações.

G1-PB

Postar um comentário

0 Comentários

Facebook Comments APPID