ARARUNA

Inscrições para o Prouni 2021 abrem nesta terça-feira


As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 abrem nesta terça-feira (12/1) e se encerram às 23h59 de sexta (15/1).

Para se inscrever, é preciso acessar a página do Prouni. O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Todos os dias, ao longo do período de inscrição, o sistema atualiza as notas de corte. O candidato poderá alterar as opções de acordo com as chances de ser aprovado.

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Um dos critérios de seleção é o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como o Enem 2020 foi adiado em razão da pandemia e os resultados só serão divulgados no fim de março, as notas usadas no processo seletivo do Prouni serão as da edição de 2019.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni quem seguir as seguintes condições:

I – Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II – Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III – Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV – Pessoa com deficiência; e

V – Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Com exceção dos professores, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 19 de janeiro e os da segunda, em 1º de fevereiro.

Critérios de renda
O Prouni dá direito a bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades:

Bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;
Bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Cronograma do Prouni:

Inscrições: de 12/1 a 15/1/2021.
Resultados da primeira chamada: 19/1/2021.
Resultados da segunda chamada: 1º/2/2021.
Interesse em participar da lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021
Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021.

Fies e Sisu
O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) também abrirá as inscrições em janeiro. A seleção para concorrer a um dos contratos de financiamento para mensalidades em universidades privadas será aberta em 26 de janeiro e se encerra em 29 de janeiro.

O Fies também usa as notas do Enem como critério de seleção e, para a edição do primeiro semestre de 2021, adotará o desempenho do Enem de anos anteriores (de 2010 a 2019).

Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona alunos para universidades públicas, ficará para abril. Como as notas do Enem 2020 sairão em março, haverá tempo de usá-las no processo de seleção.

Metrópoles

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Publicidade: Vidraçaria Aluvidros

Redes