Alunos da Rede Municipal de Ensino de Araruna conquistaram 04 medalhas e 01 menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), em 2020. Do total desta premiação, uma medalha foi de ouro, duas de prata e uma de bronze. Além disso, 01 aluno foi contemplado com a menção honrosa. O resultado, consolida, cada vez mais, a participação, conhecimento e empenho dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O prefeito Vital Costa, destacou a importância do reconhecimento nacional dos estudantes. “Estamos muito felizes com os resultados dos nossos medalhistas e parabenizamos todos os envolvidos por acreditar que os nossos estudantes são capazes de participarem de olimpíadas nacionais e vencerem essas etapas”, ressaltou.

Segundo o secretário municipal de educação, Edvaldo dos Santos, o objetivo da ONC é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, além de aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; e proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã, responsáveis por sua execução.

ASCOM PMA