Garantia safra 2019/2020 é liberado para Araruna/PB

 

Mais de quatrocentos agricultores inscritos no programa Garantia safra 2019/2020 em Araruna irão receber o seguro até o final deste mês. 

Serão aproximadamente 360.000,00 reais, injetados na economia do município. 
A portaria SPA/MAPA nº 18/2021 foi publicada hoje no Diário Oficial da União, autorizando o pagamento do benefício aos agricultores aderidos ao programa em Araruna. 
O seguro é pago quando o município comprovar perda de, pelo mesmo, 50% da produção agrícola. O Prefeito Vital Costa disse que o pagamento chega em boa hora, ajudando os agricultores que já receberam o corte de terra por parte do município e a distribuição de sementes aos cadastrados no Garantia Safra, lembrou o Prefeito que o programa tem sido priorizado pelo município com o pagamento sempre em dia dos aportes o que possibilitou a liberação do pagamento. O Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Rural, Availdo Azevedo, informou que o município tem acompanhado sistematicamente o programa e alcançado êxito quanto a liberação dos pagamentos. 
Atualmente e diante do cenário imposto em relação à Covid-19, será mantida, de forma excepcional, a antecipação do pagamento das parcelas do benefício Garantia-Safra, na safra 2019/2020. 

O pagamento será feito integralmente em parcela única de R$ 850. O seguro é resultado da parceria entre governo federal, governo estadual, municípios e agricultores que aderem ao Programa. O município de Araruna pagou de contrapartida ao Governo Federal no montante de 21.624,00 reais. O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que vivem em regiões sistematicamente com estiagem ou enchente, levando à perda da safra. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção igual ou superior a 50%. O Garantia-Safra é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Facebook Comments APPID