Araruna terá passaporte para acesso à trilha

 


Primeira trilha de longo curso do Nordeste, os Caminhos das Ararunas agora contam com um passaporte turístico. O documento será entregue a turistas que decidirem desbravar os mais de 120 quilômetros de corredores ecológicos, os quais se estendem por quatro municípios vizinhos – Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão. As prefeituras das respectivas cidades, a agência do Sebrae Araruna e o Fórum de Turismo do Curimataú estão apoiando o projeto.

A trilha é constituída por oito trechos, que podem ser finalizados em dias seguidos, continuadamente, ou em dias separados, de maneira intercalada. Fica a critério dos participantes percorrê-la caminhando, correndo, com bicicleta ou a cavalo.

Para melhorar a orientação, todo o percurso está registrado nos aplicativos eTrilhas e Wikiloc, cujo acesso não depende de internet, e demarcado com a sinalização padrão, nas cores amarelo e preto.

Ao longo do caminho, foram estabelecidas oito paradas estratégicas, onde os trilheiros receberão o carimbo dos próprios moradores ou representantes de associações rurais, ficando registrada a conclusão de cada uma das etapas.

No passaporte há uma ficha médica para preenchimento com informações pessoais, como o tipo sanguíneo e telefone para emergência. Além disso, é possível encontrar imagens e a descrição dos principais atrativos turísticos da trilha nos idiomas português e inglês.

Ao concluir os Caminhos das Ararunas, o turista receberá um certificado. “A ideia é que os viajantes levem daqui uma lembrança, que pode ser guardada permanentemente como prova de uma experiência única. O projeto também ganha relevância porque cria um vínculo entre os aventureiros e os moradores das comunidades locais, estabelecendo um intercâmbio cultural e fomentando a economia dessas localidades”, afirma o coordenador da trilha, Ricardo Câmara.

De acordo com a gerente da agência do Sebrae Araruna, Heloísa Mirelli, o passaporte é um avanço, resultado de um esforço coletivo.

“A liderança do presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Henrique, foi de suma importância para a consolidação do Caminho das Ararunas, juntamente com as secretarias de Turismo envolvidas. O Sebrae, como parceiro, estará sempre participando de iniciativas que promovam o turismo da nossa Paraíba. Estaremos juntos nessa caminhada, fortalecendo o turismo do Curimataú Paraibano”, enfatizou Heloísa Mirelli.

Postado por Tribuna do Norte

Postar um comentário

0 Comentários