A Prefeitura de Araruna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou hoje (15/03), a 9ª Conferência Municipal de Saúde em Araruna, no ginásio O Raulzão, com o tema central: “GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA – AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA”. Entre os principais objetivos do evento estão reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade; e fortalecer a participação e o controle social no SUS.
A mesa diretora foi composta pelas seguintes autoridades: prefeito Vital Costa, secretária municipal de Saúde, Drª América Loudal, vice-prefeito Availdo Azevedo, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Mônica, secretário de assistência social, André Santana, secretário de educação, Edvaldo dos Santos, coordenador da UEPB, professor Aires, representante do conselho tutelar, Marcos Antonio e a palestrante Tarciana Lucena. O Hino Nacional foi interpretado pela cantor Fábio Lima. Houve apresentação cultural com alunos da educação especial da Escola Marizete Dutra, que cantaram uma música em libras.
É importante lembrar a população que é nas conferências que as mesmas podem expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades, bem como expressar em médio e longo prazo nas esferas em desenvolvimento, municipal, estadual e federal.
Os eixos temáticos em discussão foram:
*O Brasil que temos;
*O Brasil que queremos;
*O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
*Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
*Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A Conferência, na etapa municipal é a base para o planejamento ascendente do SUS.
ASCOM
0 Comentários