Araruna sedia plenária Mobilização para a Implantação do Projeto de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura

 

A cidade de Araruna, foi anfitriã da Plenária Territorial de Mobilização para a Implantação do Projeto de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura em nossa região. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (14), no auditório da UEPB e contou com a presença do prefeito de Araruna, Vital Costa, vice-prefeito Availdo Azevedo, do prefeito de Caiçara, Tarcisio Alberto, do gerente executivo da SEAFDS, Erasmo Araújo, secretário municipal de agricultura, Múcio Macêdo, técnicos da EMPAER, agricultores locais, além de representantes dos municípios: Bananeiras, Cacimba de Dentro, Dona Inês, Belém e Tacima.

A plenária teve como palestrante, Erasmo Araújo, Gerente Executivo da SEAFDS que apresentou oficialmente o Programa de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura. O objetivo é o fortalecimento da cadeia produtiva dessa cultura que vai possibilitar surgir oportunidades de trabalho no campo e a geração de renda para famílias agricultoras.

"Com muita satisfação sediamos a Plenária de Mobilização para a Implantação do Projeto de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura em nossa cidade e região. Uma realização do Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido/EMPAER em parceria com a prefeitura de Araruna", frisa o prefeito Vital Costa.

O programa contemplará os agricultores familiares com a distribuição de mudas de caju, cultivar BRS-226, de alta produtividade, que tem maior resistência à seca, a algumas pragas e doenças de maior incidência no cajueiro. Serão disponibilizados para a região mudas para o plantio em módulos rurais de até dois hectares, atendendo às famílias agricultoras, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, mulheres e jovens rurais, entre outros, em quantitativo de 20 famílias por municípios.

A cajucultura é uma das atividades de grande valor econômico e social para o Nordeste. Sua importância social é caracterizada pela geração de emprego e renda para a população rural durante a estação da seca. Do caju tudo se aproveita: o suco, o bagaço, a castanha, a casca da árvore, as folhas, as flores e a madeira. Do suco, prepara-se um refresco ou o fermentado vinho de caju.

O secretário de agricultura, Múcio Macêdo destacou a força econômica do cajueiro, porque se trata de uma cultura que tem um mercado promissor, sendo muito importante para a geração de renda, mesmo porque em período de seca, criando oportunidades de trabalho, comentou.

ASCOM

Postar um comentário

1 Comentários