Protocolado projeto de autoria do Executivo que homenageia ex-vereadora Dorotéa Batista

A Prefeitura de Araruna protocolou na última segunda-feira, 19, na Câmara Municipal, um projeto de lei (PL) que prevê homenagem a professora “DOROTÉA DE LOURDES DA COSTA BATISTA”, ex-presidente do Poder Legislativo de Araruna. A proposta de autoria do Executivo Municipal sugere que o CENTRO DE CULTURA em construção, leve o nome de Dorotéa de Lourdes da Costa Batista. Além de professora, historiadora, foi eleita vereadora em quatro oportunidades e Presidente do Poder Legislativo Municipal.

Vale destacar que Dorotéa Batista foi à última Presidente do Clube Recreativo 14 de Julho e em seu último ato, repassou o prédio à Administração Pública Municipal, onde por muitos anos funcionou como escola, sendo demolido recentemente para a construção do Centro de Cultura, que agora, levará seu nome como forma de demonstração por parte do Poder Público Municipal de gratidão e respeito à memória de uma mulher que deixou um legado de esposa, mãe, avó amorosa que amava a família e sua terra natal Araruna/PB.

Veja como ficará o Centro de Cultura de Araruna!



Filha de Walfrêdo Targino da Costa e Maria de Jesus Fialho da Costa, Dorotéa nasceu em 17/05/1952 na cidade de Araruna e faleceu em 05/12/2023 na sua cidade natal. Foi casada com Evandi Batista da Silva, quando passou se chamar Dorotéa de Lourdes da Costa Batista, tendo 03 filhos sendo eles: Ubiratan Batista da Silva, Harlley José da Costa Batista e Walfrêdo Juno da Costa Batista.

Estudou as primeiras letras na cidade de Araruna-PB, dentre os vários professores e professoras que abrilhantaram sua vida escolar, o professor Arnaldo, acredito, foi o mestre que a fez pensar alto, além dos limites de seu município.

Cursou Pedagogia, em seguida, foi aprovada no curso de Direito pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em meados de 1973/1974, também concursada na Prefeitura de João Pessoa-PB, onde lecionou em escolas na capital e estudava o curso de Direito.

Já casada e com seus filhos já nascidos, decidiu largar o Curso de Direito entre o 8° ao 9° período universitário, para cuidar de sua família, que residiam em Araruna, em detrimento de questões de trabalho do seu cônjuge.

Sempre envolvida no campo político desde a época universitária. Era costumeiramente convocada por familiares para redigir discursos políticos, por sua experiência e saber notável.

Ativa e de uma memória incomparável, era capaz de realizar grandes discursos de improviso. Formou-se em História pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, professora efetiva na E.E.E.M. Benjamim Gomes Maranhão, fez de sua disciplina uma forma de explanar a história da Paraíba e especialmente a da sua querida terra Araruna. Fazia de sua disciplina, um momento de aprendizado e contemplação do passado.

Dorotéa Fialho, como gostava de ser chamada, ou simplesmente Dodó, exerceu várias atividades durante sua trajetória de vida, dentre suas diversas realizações, destacamos: Presidente da Campanha de Beneficente dos Pobres de Santo Antônio, Diretora Escolar da E.E.E.F. Targino Pereira, Presidente do Clube Recreativo 14 de Julho, Co-fundadora do Apostolado da Oração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Vereadora com 04 mandatos eletivos, Historiadora e Professora, Secretária Executiva de Turismo do Município de Araruna, Integrante do grupo de artesãs Paraibanas "Irmãs Arteiras" e Coordenadora do Artesanato municipal, este último, até data de sua partida.

Iniciou sua vida no Legislativo Municipal de Araruna em 1989, onde foi à vereadora de oposição mais votada e a primeira mulher a conseguir a maior votação em cargo legislativo da época.

ASCOM


Postar um comentário

0 Comentários