A Prefeitura de Araruna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou 170 aparelhos auditivos para 89 pessoas. 54 de Araruna e o restante para municípios da região que são atendidos no CER de Araruna.
O prefeito Vital Costa acompanhou a entrega e enfatizou que este é um dos maiores trabalhos sociais da Prefeitura de Araruna, através da secretaria municipal de saúde. “A pessoa não ouve, sabe que tem uma tecnologia que pode fazê-la voltar a ouvir, mas não tem dinheiro para arcar com o custo. Por isso, temos realizado este trabalho, que tem impacto muito positivo na vida daqueles que foram contemplados, pois proporciona mais qualidade de vida e inclusão social”, afirmou.
Para a confirmação da necessidade de o paciente utilizar uma prótese auditiva, há o envolvimento de uma equipe multiprofissional, composta principalmente por otorrinos, fonoaudiólogos, assistente social e psicólogo. Assim que essa confirmação é feita, a Secretaria Municipal de Saúde avalia, caso a caso, qual é a prioridade que o atendimento deve obter, mediante critérios como idade, condição de saúde e presença de outras deficiências, entre outros itens.
“Nosso objetivo é que, após o diagnóstico confirmado, estas pessoas tenham acesso rápido aos aparelhos auditivos, porque sabemos que isso impacta na qualidade de vida delas e de seus familiares. Sabemos que o valor deste aparelho é elevado para as pessoas comprarem e tem pessoas que precisam de dois”, explicou a secretária municipal de Saúde, Drª América Loudal.
ASCOM
0 Comentários